O contributo da EMRC na construção de uma vida com sentido nos jovens
: uma proposta baseada na Dignidade da Vida Humana U.L.1 do 9.º ano de EMRC

  • Ivo Alexandre do Nascimento Chula Monteiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo propõe um itinerário sobre a temática da Dignidade da vida humana. Este tema está bastante presente no programa da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica. Quais são os desafios que se colocam hoje na educação? Qual o papel da disciplina de EMRC na escola? Como é que a disciplina ajuda os jovens a refletir sobre o sentido da vida? Estas questões sempre me interpelaram enquanto docente de EMRC. Qual o meu papel como professor desta disciplina? Que metodologias devo aplicar nas minhas aulas? Estas e outras questões pretendo responder ao longo deste estudo. Este relatório divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, faço uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada (PES). Inicialmente reflito sobre o agrupamento de escolas Monte da Lua, em Sintra e o seu contexto, o projeto educativo da escola e a turma que lecionei. Posteriormente apresento a minha experiência de lecionação no núcleo de estágio na Escola D, Fernando II. No segundo capítulo, apresento uma reflexão sobre a dignidade da vida humana e o sentido da vida como proposta educativa refletindo sobre o testemunho de Viktor Frankl. No terceiro capítulo, faço uma reflexão sobre as finalidades e princípios da disciplina de EMRC e apresento uma proposta com vista a promover nos jovens uma vida com sentido.
Data do prémio6 dez. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Nunes (Supervisor) & Cristina Sá Carvalho (Supervisor)

Keywords

  • Educação
  • Vida
  • Dignidade
  • Sentido da vida
  • Prática de ensino supervisionada
  • Educação Moral e Religiosa Católica

Designação

  • Mestrado em Ciências Religiosas

Citação

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