O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada surge a partir datemática O Projeto de Vida explorada na Unidade Letiva Três do programa de nono ano deEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e pretende explorar O contributo da EMRC naconstrução do Projeto de Vida. Neste sentido, o grande objetivo é perceber o que os jovens entendem por Projeto de Vida, conhecer que tipo de Projeto idealizam, analisar o contributo da disciplina de EMRC no processo de construção do Projeto de Vida e observar se esta permite estratégias de autoconhecimento, um alargamento de horizontes e a integração de novos objetivos de vida. A exploração dos conteúdos da presente Unidade demonstra-se muito relevante para os jovens, porque a adolescência é uma fase muito importante na construção e afirmação da identidade e personalidade e os alunos são chamados, nesta fase, a tomar grandes decisões. No entanto, os jovens revelam, atualmente, uma certa dificuldade na definição de escolhas pessoais, no delineamento de metas a obter para poder atingir um determinado objetivo e demonstram um défice de perspetiva futura. Neste sentido, considero indispensável proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento, elemento facilitador na construção progressiva do seu projeto de vida e descoberta da sua vocação. Portanto, refletir sobre a temática Projeto de Vida e a importância da sua exploração desde a infância é essencial, porque auxilia os jovens a construírem gradualmente o seu próprio projeto, um projeto de felicidade e concretização de sonhos.
Data do prémio | 25 nov. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Cátia Tuna (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
---|
- Projeto
- Projeto de vida
- Vocação
- Discernimento vocacional
- Família
- Escolas
- Pares
- EMRC
- Mestrado em Ciências Religiosas
O contributo da EMRC na construção do projeto de vida: uma abordagem a partir da unidade letiva 3 do 9º ano
Brum, A. C. M. (Aluno). 25 nov. 2022
Tese do aluno