O contributo do teletrabalho para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar

• Sofia Carinhas Vasconcelos (Aluno)

As exigências do mundo profissional têm vindo a aumentar significativamente nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais difícil para muitos colaboradores encontrar um equilíbrio adequado entre a vida profissional e familiar. Por esse motivo, o teletrabalho tem sido progressivamente utilizado como facilitador da conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar dos indivíduos. No entanto, o teletrabalho pode também representar um desafio para os colaboradores, no sentido em que dificulta a distinção entre o trabalho e a família. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender até que ponto o teletrabalho contribui para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar. O presente trabalho é uma meta-análise qualitativa que identifica, interpreta e analisa resultados das investigações efetuadas acerca do tema nos últimos cinco anos. A meta-análise foi conduzida a partir de uma amostra de 33 artigos, que foram escrutinados através do método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o teletrabalho tem implicações na mudança das organizações, na flexibilidade dos indivíduos, no bem-estar e no technostress no trabalho. Além disso, este pode contribuir positiva ou negativamente para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar, dependendo de fatores como as fronteiras trabalho-família, o género, a parentalidade, o apoio organizacional e o work feeling dos indivíduos. Por fim, os resultados sugerem que a Gestão de Recursos Humanos tem um papel primordial na implementação de políticas que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família dos teletrabalhadores.
Data do prémio13 jul. 2023
SupervisorMaria Isabel G. G. Castro Guimarães (Supervisor) & Eva Dias de Oliveira (Co-Orientador)

• Teletrabalho
  • Conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar