O desafio do desenvolvimento de competências

  • Joana Alexandra Fernandes dos Santos Lameira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A realização deste relatório surgiu no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica. Teve como finalidade dar visibilidade ao percurso efetuado em dois campos de estágio, sendo respetivamente na Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e no Serviço de Urgência, num hospital central do grande Porto.
O relatório foi dividido em duas partes distintas: a caracterização dos campos de estágio em que foi feita uma descrição da estrutura física dos serviços, no sentido de integrar, compreender a sua dinâmica/funcionamento e a descrição/desenvolvimento dos domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, que em tanto contribuem para a excelência dos cuidados prestados. Foi utilizada uma metodologia crítica-reflexiva e descritiva, que teve como objetivo demonstrar a capacidade em identificar situações, apresentar soluções, refletir sobre as atividades realizadas, as suas implicações éticas e sociais, comunicando adequadamente as conclusões, tendo como pilar o desenvolvimento com autonomia, de uma prática baseada em elevados padrões de qualidade e no conhecimento científico.
No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal destacou-se as reflexões críticas decorrentes de situações concretas, como a tomada de decisão em situações de fim de vida, o isolamento dos doentes, a ausência dos familiares, pautando a realização das minhas intervenções por princípios éticos como: a Autonomia, a Justiça, a Beneficência e Não- Maleficência, como o exigido pelo código deontológico da profissão.
No domínio da melhoria contínua da qualidade realçou-se a identificação de ações de melhoria e a sua implementação, no âmbito do controlo de infeção, na gestão de risco e na formação, criando mais-valias na equipa multidisciplinar e consequentemente ganhos em saúde.
No domínio da gestão dos cuidados salientou-se a realização de planos de cuidados, a gestão e supervisão de recursos humanos/materiais, tendo como objetivo promover um ambiente potenciador e garantindo a qualidade dos cuidados prestados.
No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, estas foram desenvolvidas ao longo deste percurso, onde perante a complexidade das situações de saúde e doença foi exigida uma abordagem interdisciplinar. Esta abordagem obrigou a um autoconhecimento e assertividade, em busca de uma práxis clínica, baseada na evidência científica, em combinação com aptidões e caraterísticas pessoais, que contribuíram para atingir um desempenho de nível elevado, promovendo seguramente a qualidade dos cuidados de saúde.
Foi mencionada a importância dos estágios e da elaboração deste relatório na concretização dos objetivos, para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva e das competências enquanto Enfermeira Especialista no cuidado ao doente crítico, ambicionando ser uma perita na excelência do Cuidar.
Data do prémio26 mai. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorVasco Silva-Neves (Supervisor)

Keywords

  • Competência
  • Doente crítico
  • Enfermeiro especialista

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

'