Reconhece-se, valoriza-se e enfatiza-se o desenho manual enquanto instrumento e ferramenta essencial no ensino das artes visuais. Mas será que o desenho digital, enquanto instrumento, potencia a aprendizagem e introduz mais-valias no ensino? Neste relatório pretende-se refletir sobre a importância da introdução do desenho digital no ensino das artes visuais, com a utilização de programas multimédia, e o desenvolvimento de projetos que demonstrem as suas potencialidades. O computador transformou-se cada vez mais num instrumento de trabalho e é fundamental que os alunos encontrem nele formas e meios de se integrarem e responderem às exigências da sociedade. Pretende-se, através dos projetos desenvolvidos, que os alunos obtenham uma ferramenta prática que possa contribuir para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e que os dote de instrumentos de trabalho e ao mesmo tempo de capacidades que os auxiliem, enquanto profissionais, nas atividades futuras. Todos os projetos desenvolvidos, sendo de carácter prático, permitiram o estudo e a observação da interação dos alunos com os meios digitais e mais especificamente com o desenho digital. Foram igualmente descritas as estratégias, os resultados e as conclusões de todos os projetos sempre fazendo referência às dificuldades sentidas e às perspetivas de utilização no futuro.
- Educação
- Ensino-aprendizagem
- Artes visuais
- Desenho digital
- Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
O desenho digital no ensino das artes visuais: potencialidades para além do desenho manual
Oliveira da Silva, A. S. (Aluno). 17 jul. 2013
Tese do aluno