O presente relatório de estágio procura estabelecer relações entre desenhos e produções dos pré-adolescentes, suas temáticas e representações e a cultura visual dos mesmos, através de evidências culturais, sociológicas, pessoais demonstradas nessas mesmas produções. Trata-se de um estudo de caso exploratório realizado durante a prática de ensino supervisionada na lecionação da disciplina de educação visual a uma turma de sétimo ano de escolaridade, numa amostra constituída por vinte e cinco alunos de idades entre os onze e os treze anos. O trabalho de campo foi constituído por cinco exercícios de desenho e/ou pintura em que foi proposto inicialmente um desenho livre e seguidamente as temáticas: amizade, alegria, tristeza, adolescência. Com base nas informações e dados recolhidos durante o trabalho de campo, análise dos desenhos e produções artísticas realizadas, dados socioeconómicos dos alunos, desenvolveu-se a análise de dados, procurando analisar de que modo a “literacia visual” destes alunos pré-adolescentes e as suas características pessoais, sociais e culturais, se manifestam nas temáticas e representações evidenciadas nas suas produções artísticas. O trabalho procurou dar-nos uma melhor compreensão dos alunos como indivíduos com características próprias da sua faixa etária, motivações e interesses diversos, experimentando pedagogias diferenciadas, de forma a ir ao encontro da sua cultura, motivações e desejos, superando dificuldades, promovendo e incentivando o gosto pelo desenho.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Eduarda Ferreira Coquet (Supervisor) |
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- Cultura visual
- Pré-adolescência
- Ensino artístico
- Desenho
- Representação
O desenho dos pré-adolescentes: temáticas e representações : um estudo de caso numa turma de 7º ano
Dias, R. M. D. O. (Aluno). 2012
Tese do aluno