O desenvolvimento de competências especializadas ao serviço do doente crítico

• Maria de Jesus Couto Malheiro Moreira (Aluno)

A profissão de enfermagem exige que, ao longo da vida profissional, os enfermeiros estejam em atualização permanente. Além do domínio de tecnologias e técnicas sofisticadas, necessitam de formação baseada na melhor e mais atual evidência científica. A evolução da ciência, incluindo a ciência da enfermagem e da tecnologia, possibilitou o aumento da sobrevida dos doentes em estado crítico e/ ou falência de órgãos. A Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação crítica, permite adquirir competências comuns e especificas, na assistência ao doente crítico admitido no serviço de urgência e em ambiente extra-hospitalar. Este relatório pretende refletir sobre o processo de aprendizagem e de aquisição destas mesmas competências e surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio final e Relatório”. O relatório inclui uma reflexão sobre as competências prévias adquiridas ao longo do exercício profissional, descreve os contextos da prática clínica e o processo de aprendizagem, enumeram-se os objetivos gerais e específicos, atividades realizadas, competências adquiridas, faz-se reflexão crítico-reflexiva sobre a aquisição de novas competências, bem como as implicações e mudanças que provocaram no enfermeiro e nas suas práticas. Por fim, são descritas e refletidas as particularidades que a pandemia trouxe ao processo de aquisição de competências, quer a nível académico, quer a nível pessoal. Nos contextos de estágio, surgiram algumas oportunidades de melhoria que foram sinalizadas e para as quais foram sugeridas estratégias: (a) no serviço de urgência garantir que a identificação do doente se mantém com ele durante todo o período de estadia no hospital, identificar com respeito os doentes em fim de vida, colaborar na formação “A tomada de decisão em Enfermagem e o seu registo no serviço de Urgência”; (b) no ambiente extra-hospitalar “Incompatibilidade Medicamentosa”. Apenas através da investigação conseguiremos dar a visibilidade que a enfermagem merece.
Data do prémio17 mai. 2021
SupervisorAmélia Ferreira (Supervisor)