O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, temcomo propósito relatar as experiências vivenciadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando, igualmente, uma análise reflexiva sobre o impacto que a PES teve no meu desenvolvimento e na minha aprendizagem, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Todo o trabalho desenvolvido aquando da PES orientou-se pelo objetivo de aferir de que forma a disciplina de EMRC poderá contribuir para o desenvolvimento moral na adolescência. Neste seguimento, conseguimos constatar que a disciplina de EMRC surge como um lugar privilegiado para o desenvolvimento moral dos adolescentes, na medida em que adotando estratégias adequadas permite que os alunos dialoguem, reflitam e tomem consciência do que é, efetiva e moralmente, correto. Para além da disciplina de EMRC existem outros fatores que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes no que às questões morais diz respeito. Desta forma, o presente trabalho apresentará e refletirá sobre estudos realizados no âmbito da psicologia, sociologia e expostos em alguns documentos do magistério, os quais,também, nos mostram de que forma se processa o desenvolvimento moral na adolescência. Este trabalho pretende, num último momento, realçar uma proposta didática que,envolvendo alunos, professores e a comunidade educativa, possa proceder a uma reformulação da unidade letiva (UL) explorada, expressando, através da mesma e de um modo mais concreto,o desenvolvimento moral na adolescência.
Data do prémio | 30 mai. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alfredo Teixeira (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
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- Mestrado em Ciências Religiosas
- Prática de ensino supervisionada
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Adolescência
- Desenvolvimento moral
- Psicologia
- Sociologia
- Mestrado em Ciências Religiosas
O desenvolvimento moral na adolescência: uma aproximação pedagógica à Unidade Letiva 3 do 7.º ano : riqueza e sentido dos afetos
Félix, D. S. S. (Aluno). 30 mai. 2023
Tese do aluno