As escolas são organismos vivos e aprendentes que necessitam de inovar para a mudança e melhoria, sob pena de falharem o seu objetivo fundamental: ensinar os alunos para o futuro. Que papel assume numa escola o diretor? Que estilos de liderança o caracterizam? O que é inovação? Como pode um líder inovar? Neste relatório, partindo do nosso percurso profissional e das experiências vividas, procuramos encontrar conceitos que sustentem a nossa visão do diretor como um líder e logo um inovador. Concluímos que o diretor escolar flutua entre o mundo da gestão e administração e o mundo da liderança para a inovação, entre a normatividade e visão, naquilo que apelidamos de “mimetismo”.
Data do prémio | 25 jul. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
---|
- Diretor
- Liderança
- Normalização e inovação
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
O diretor de escola: liderança, mimetismo e inovação : relatório de atividade profissional
Fernandes, L. H. C. (Aluno). 25 jul. 2014
Tese do aluno