O diretor de turma
: líder ou gestor?

  • Ana Isabel Martins Ribeiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A minha interação profissional com diversos diretores de turma fez-me conviver com diferentes olhares sobre esta figura de gestão intermédia da escola e está na base da reflexão em torno do seu papel no seio do conselho de turma. Ao exercício do cargo de diretor de turma estão inerentes tarefas administrativas sendo, assim, considerado um gestor. Contudo, espera-se dele uma atitude de liderança. Ao longo desta reflexão socorro-me das diversas teorias de liderança para tentar perceber qual será a mais adequada ao caso do diretor de turma, nunca esquecendo as características específicas da organização escolar. Focando o olhar nos diversos papéis atribuídos ao diretor de turma no seio do conselho de turma, particularmente como coordenador de uma equipa de professores, interrogo-me acerca da importância que esta figura assume perante os seus pares e mesmo na estrutura hierárquica da organização escolar. Desde logo, quais são as bases de poder suscetíveis de serem convocadas pelo diretor de turma? Tem esta figura a mesma representatividade na organização escolar que outras de gestão intermédia? Tendo em conta que o diretor de turma assume um papel importante na ligação entre a escola e a família e que a sua ação é essencial para o sucesso educativo dos alunos, problematizamos as condições de exercício do cargo e concluímos que a sua liderança, por um lado, depende das características pessoais e, por outro, esbarra com um modo de pensar e fazer que se alicerça no princípio da não interferência dos professores no trabalho dos seus pares.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Keywords

  • Liderança
  • Gestão
  • Poder
  • Conselho de turma
  • Diretor de turma

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

'