No desempenho de cargos diretivos, constatamos que o exercício das funções de diretor de turma é, no âmbito das lideranças intermédias, um dos mais abrangentes e que mais impacte tem nas dinâmicas da escola. Quem lidera uma escola, sabe que um “bom” diretor de turma é o motor para o sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da organização. A sua ação move-se em várias direções e, nas relações que mantém com cada um dos interlocutores, reside o cerne da organização e gestão escolar. O diretor de turma acumula uma pluralidade de funções: burocráticas, que exigem conhecimentos técnicos e específicos; de coordenação, com uma liderança forte essencial na mediação de conflitos e ainda pedagógicas, particularmente centradas nos alunos, no trabalho realizado em contexto de sala de aula, pelos professores e nas relações com a família. As suas funções, naquilo que são as suas competências formais e não formais, nomeadamente de acompanhamento e orientação do percurso escolar de cada um dos alunos e as pontes de colaboração que estabelece entre os vários atores do processo são a marca que distingue o seu trabalho e é aí que estão centradas as expetativas das lideranças de topo, da comunidade escolar, local e da Tutela. Focalizamos este projeto nas dinâmicas de ação do diretor de turma, como garante dos interesses dos alunos na melhoria das suas aprendizagens; na sua relação com os professores, mobilizando-os para um trabalho cooperativo, em prol dos alunos, na afinidade com as famílias, motivando-as para uma ação partilhada de corresponsabilização no processo de ensino aprendizagem dos seus educandos.
Data do prémio | 19 mar. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Diretor de turma
- Liderança
- Aprendizagem
- Sucesso educativo
- Mestrado em Ciências da Educação
O diretor de turma: contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunos
Rocha Craveiro, A. C. (Aluno). 19 mar. 2015
Tese do aluno