O discernimento espiritual na conceção cristã
: o discernimento como uma constante de vida

• Bruno André Carvalho Lopes (Aluno)

A presente dissertação desenvolve o tema do Discernimento a partir das Exortações Apostólicas do Papa Francisco, entre as quais a Christus Vivit ocupa o lugar central da investigação. O primeiro capítulo é dedicado ao aprofundamento bíblico do “discernimento”,tocando ainda o Concílio Ecuménico Vaticano II e o Magistério do Papa Francisco. Passando ao segundo capítulo, o leitor poderá encontrar uma abordagem ao tema numa perspetiva da moral pessoal e do acompanhamento, focando a atenção nos temas da “liberdade”,“conhecimento”, “identidade”, “consciência” e “verdade”, que estruturam esta secção. Por fim,o terceiro capítulo sintetiza a abordagem teórica dos capítulos precedentes, desembocando todo o processo no “discernimento juvenil” a partir de autores da espiritualidade.
Data do prémio27 jan. 2022
SupervisorLuís M. Figueiredo Rodrigues (Supervisor)

• Discernimento
  • Juventude