O educador social em contexto escolar
: testemunho reflexivo

  • Ana Paula da Costa Mendes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente Sumário Executivo refere-se ao Relatório Reflexivo, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP- UCP), Porto cujo título é «O Educador Social em Contexto Escolar: Testemunho Reflexivo» e alicerçado numa análise crítica do nosso percurso profissional. A base de incidência da presente reflexão situa-se, particularmente, na experiência profissional adquirida na Escola Secundária de Paços de Ferreira, no trabalho desenvolvido no âmbito da carreira de Assistente Operacional e de Assistente Técnica. Neste relatório, pretendemos interligar os conhecimentos adquiridos com a formação académica em Educação Social, com os conhecimentos e competências adquiridas na experiência de trabalho numa escola, enunciando as suas vantagens e limitações. É nosso objetivo proceder a uma reflexão sobre as vivências do período em análise, concretamente no espaço temporal entre o ano 2005 e o ano 2012, sustentada na área científica da Pedagogia Social enquanto Ciência da Educação que enquadra a práxis socioeducativa na pluralidade das suas dimensões, sobretudo porque é uma área orientada por valores de proximidade humana que fornece um significativo número de ferramentas reflexivas e críticas que permitem diferenciar formas de pensar o espaço escolar. No nosso percurso profissional e exercendo uma atividade diferente daquela para a qual, em princípio, detínhamos formação académica e profissional, em contacto direto com alunos e com outros profissionais da educação, pudemos experimentar e adquirir um conjunto significativo de conhecimentos que, aliados à formação de base e ao desejo de exercer a profissão de educadora social, nos deram uma atuação diferente no trabalho com os alunos, professores e restante comunidade educativa e uma interpelação diferenciada e que, ao nos inquietar, nos conduziu a este percurso reflexivo. O Relatório começa com uma introdução de carácter global e a sua estruturação subsequente corresponde a duas partes fundamentais. Na primeira parte, optamos por proceder a uma explicitação do nosso quadro de análise no âmbito da Pedagogia Social e da Educação Social, considerando as suas vertentes em contexto escolar. Na segunda parte, reportamo-nos a um olhar empírico sobre a nosso percurso profissional, até chegar à licenciatura em Educação Social, incidindo no trabalho desenvolvido na escola, que serve de base à nossa reflexão. Concretizamos a nossa reflexão com uma referência ao local de trabalho e à ação profissional. Durante este percurso profissional, numa escola, e embora a formação em educação social nunca tenha sido descurada, nunca foi desenvolvido um trabalho inerente às funções do educador social, embora estivesse sempre presente a vontade de exercer esta profissão. Esta realidade conduziu-nos a um desassossego que nos impeliu a um aglomerado de interrogações, aos quais procuramos responder, refletindo sobretudo, sobre os possíveis espaços de intervenção do educador social em contexto escolar, evocando sempre que o fazemos, sob o nosso olhar, enquanto educadora social de formação. O relatório termina com algumas considerações finais alusivas ao que consideramos ser os benefícios de existirem profissionais de Educação Social em contexto escolar. Estes, com competências para intervir no âmbito socioeducativo, podem, em colaboração com os professores, e inseridos em equipas multidisciplinares, criar e/ou participar em projetos na e com a própria escola, desenvolvendo um trabalho complementar ao do professor, sobretudo na intervenção com os alunos que necessitem de apoio socioeducativo e as respetivas famílias, fazendo a ponte entre a escola e a família, estreitando o seu relacionamento. Podem constituir-se como mediadores, trabalhando em conjunto com as crianças e jovens, com as famílias e com as comunidades, desenvolvendo projetos a partir das suas realidades e necessidades, no sentido de aproximar a comunidade à sua escola e se construir uma escola para todos, em todos os sentidos. Como referimos, este trabalho é fruto de uma reflexão sustentada pelos princípios da Pedagogia Social e da Educação Social, apoiado pela experiência profissional adquirida numa escola secundária pública, enquanto educadora social desenvolvendo funções distintas da formação académica. Reflete as inquietações dos profissionais, da área da educação social, que ainda não conquistaram o seu lugar em contexto escolar, apesar de reconhecida a sua competência e benefícios a favor dos alunos, da escola e da comunidade, onde esta se encontra inserida.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsabel Baptista (Supervisor) & Fernanda Cachada (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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