O ensino do ritmo no 1º e 2º graus da disciplina de formação musical do ensino especializado da música

  • Vítor Horácio Esteves Correia (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo geral oferecer um contributo para a reflexão sobre um dos elementos básicos da Música - o ritmo, uma vez que, “ao falar da natureza da música, pensamos primeiro que tudo nos três elementos fundamentais da música: ritmo, melodia e harmonia” (Willems, 1970, p.15). Por outro lado, o objectivo específico está centrado nas aulas de formação musical do ensino básico especializado da Música, particularmente no modo de ensino dos conteúdos rítmicos da disciplina de formação musical. Tendo por base as propostas para o ensino do ritmo de Willems, Wuytack e Kodály, foi verificado o interesse das crianças nestas metodologias. Precisamente no campo da metodologia, foi adotado o modelo de estudo de caso em duas turmas do 1º e 2º graus do ensino básico no CCM, a partir de uma abordagem quantitativa, efetuada por inquéritos aos alunos. Foi igualmente realizado um breve estudo comparativo destes métodos a partir da análise das contribuições de alguns pedagogos de educação musical, nomeadamente Willems, Wuytack, e Kodály. As conclusões deste estudo pretendem melhorar os resultados pedagógicos da disciplina de Formação Musical e aferir quais as atividades de aprendizagem que despertam maior interesse aos alunos do 1º e 2º graus do ensino especializado da música do CCM.
Data do prémio5 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Miguel Pereira Monteiro (Supervisor)

Keywords

  • Ensino da formação musical
  • Ritmo
  • Ensino básico

Designação

  • Mestrado em Ensino da Música

Citação

'