Corria o ano de 2006 quando o Ensino Profissional entrou na minha vida profissional. Marcou-me profundamente. Essa marca é o que mais se pretende explanar no presente relatório reflexivo. Entrou, no ano de 2004, o ensino profissional nas nossas escolas secundárias, embora as primeiras escolas profissionais tenham nascido em 1989. Um Ensino diferente, para alunos diferentes e, claro, para professores diferentes. Um verdadeiro desafio de uma modalidade de ensino que foge aos cânones tradicionais do sistema de ensino regular. Expõe-se aqui a descoberta deste “novo mundo” para mim, enquanto docente. Assim, inicia-se uma breve reflexão do paradigma de escola ideal e eficaz; o perfil de professor a traçar para construir essa mesma escola, seguindo-se uma profunda reflexão do que é o Ensino Profissional, enquanto modalidade de ensino especial que nem todos conseguem nem entender, nem sintonizar e nem, tão pouco, aceitar. Este olhar diferente será realçado pelas vivências, enquanto docente, desta via de ensino nos últimos sete anos. Deste quotidiano profissional resulta uma outra imagem e impacto de outra via de ensino, a dos cursos profissionalizantes, para aqueles que no ensino regular não se revêem nem identificam. O que verdadeiramente ressalta é que o ensino de excelência não é apanágio de algumas modalidades de ensino, escolas e/ou ofertas educativas. O sucesso resulta da atitude profissional que cada professor é capaz de imprimir no sentido de fazer aprender os seus alunos.
Data do prémio | 17 jun. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Afonso Nunes Batista (Supervisor) |
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- Ensino profissional
- Modelos educativos
- Desempenho escolar
- Desigualdades sociais e escolares
- Expectativas profissionais
- Mestrado em Ciências da Educação
O ensino profissional enquanto afirmação de uma política educativa de sucesso
Soares dos Santos Abrantes, P. C. (Aluno). 17 jun. 2014
Tese do aluno