O estudo da natureza do chunking verbal
: o enquadramento semântico e sintático na memória de trabalho

• Nádia Isabel Silva Canário (Aluno)

Este trabalho tem como objetivo estudar o chunking verbal, em duas condições distintas de capacidade do Loop Fonológico. Mais concretamente pretende-se averiguar se a formação de chunks verbais de informação constitui um processo automático ou se depende dos recursos atencionais dirigidos à tarefa. Pretende-se ainda verificar se a capacidade do Loop Fonológico tem efeitos nesse processo. Com este objetivo, foi criada uma tarefa principal de recuperação serial imediata, à qual foi adicionada uma tarefa secundária construída de modo a garantir uma divisão dos recursos atencionais. As considerações teóricas advindas deste trabalho são fundamentalmente contextualizadas no âmbito do Modelo Multicomponente de Memória de Trabalho, nomeadamente na componente Buffer Episódico. Os resultados apontam para que o chunking verbal constitua um processo cognitivo realizado de forma relativamente automática, e independente da capacidade do Loop Fonológico.
Data do prémio15 jan. 2014
SupervisorMaria Vânia Silva Nunes (Supervisor)

• Memória de trabalho
  • Chunking verbal