O green gap e os consumidores portugueses
: motivação, práticas e impedimentos do consumo verde

  • Maria Teresa Barreira Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o greengap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidoresrelativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções evalores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido deconsumirem ou não produtos verdes.A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focaseno consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartidacom o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente.Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamentodo consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de greenmarketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde noprocesso de compra.Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde portuguêse conhecer quais as suas prioridades no processo de compra.Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aosprodutos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de comprasde um consumidor português.
Data do prémio16 abr. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Verde
  • Living green
  • Ecologia
  • Consumidor
  • Processo de compra
  • Green gap
  • Estilos de vida

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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