A presente dissertação tem como objetivo compreender como se configura o greengap, isto é, a dissonância entre o comportamento e os valores dos consumidoresrelativamente a produtos sustentáveis, em Portugal, e até que ponto as suas perceções evalores sobre a sustentabilidade influenciam as suas decisões de compra, no sentido deconsumirem ou não produtos verdes.A resposta à pergunta de partida “Como se configura o green gap atualmente?” focaseno consumidor português e na avaliação do seu comportamento habitual, em contrapartidacom o que se define como o comportamento de um indivíduo ecologicamente consciente.Procurou-se compreender os fatores que atualmente influenciam o comportamentodo consumidor verde, explorando os conceitos de comportamento do consumidor e de greenmarketing. São analisados fatores como a existência de uma preocupação com o verde noprocesso de compra.Através de questionários realizados a uma amostra de conveniência de 234consumidores portugueses, procurou-se identificar o perfil do consumidor verde portuguêse conhecer quais as suas prioridades no processo de compra.Concluiu-se que o preço mais elevado dos produtos verdes, comparativamente aosprodutos não verdes, é o principal fator de exclusão dos mesmos de um carrinho de comprasde um consumidor português.
Data do prémio | 16 abr. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) |
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- Verde
- Living green
- Ecologia
- Consumidor
- Processo de compra
- Green gap
- Estilos de vida
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O green gap e os consumidores portugueses: motivação, práticas e impedimentos do consumo verde
Ferreira, M. T. B. (Aluno). 16 abr. 2021
Tese do aluno