O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica
: um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas

  • Ricardo Miguel (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Muitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.
Data do prémio14 mar. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Teresa Vieira de Oliveira (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação
  • Comunicação organizacional
  • Veículos de comunicação
  • Comunicação informação estratégica
  • Eficiência e eficácia da comunicação
  • Retenção de informação

Designação

  • Mestrado em Gestão Aplicada

Citação

'