Muitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.
Data do prémio | 14 mar. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Teresa Vieira de Oliveira (Supervisor) |
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- Comunicação
- Comunicação organizacional
- Veículos de comunicação
- Comunicação informação estratégica
- Eficiência e eficácia da comunicação
- Retenção de informação
- Mestrado em Gestão Aplicada
O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica: um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
Miguel, R. (Aluno). 14 mar. 2016
Tese do aluno