A pandemia Covid-19 veio alterar profundamente todas as dinâmicas de trabalho e a forma como as organizações operam atualmente, sendo obrigadas a adaptar-se a esta nova normalidade, introduzindo um novo modo de trabalhar - o teletrabalho. Neste contexto, a comunicação interna começou a ganhar cada vez mais destaque, tornando-se um tema central dentro das organizações, pela forma como se prova uma mais-valia para o sucesso das mesmas. À medida que surgem estes novos desafios, é a principal tarefa da comunicação interna não só criar soluções e responder às necessidades dos colaboradores, reforçando a sua relação de comprometimento, engagement e sentimento de pertença com a organização, mas também atuar como transmissor dos valores e cultura organizacionais mesmo à distância. A presente dissertação teve como objetivo central perceber de que forma a comunicação interna se torna, de facto, um veículo de transmissão de cultura organizacional para os colaboradores que se encontravam em teletrabalho durante o começo e o decorrer da pandemia Covid-19, a partir de 2020.Neste sentido, foi realizado um estudo de caso na Rádio e Televisão de Portugal, que validou as três questões de investigação estruturadas, permitindo concluir essencialmente que a comunicação interna é entendida pelos decisores da organização como um pilar indispensável da mesma, assumindo o papel fundamental de garante de qualidade e transmissora dos valores de cultura organizacional aos colaboradores em regime de teletrabalho.
Data do prémio | 5 dez. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Goulart Brandão (Supervisor) |
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- Comunicação interna
- Cultura organizacional
- Teletrabalho
- Engagement
- Rádio e Televisão de Portugal
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O impacto da comunicação interna na perceção da cultura organizacional em contexto de teletrabalho : estudo de caso : RTP - Rádio e Televisão de Portugal
Antunes, V. G. (Aluno). 5 dez. 2022
Tese do aluno