O impacto da COVID-19 no comportamento dos investidores

• Carolina Aguiar Pinto Marques Pinho (Aluno)

A presente dissertação pretende investigar as alterações do comportamento dos investidores individuais num período de crise. Para tal, será analisado o período de crise gerado pela COVID-19. Em particular, pretende-se analisar as alterações nas posições patrimoniais das carteiras de investimento dos investidores individuais de dois instrumentos financeiros diferentes associados a diferentes tipos de risco, ações e obrigações, através do estudo das alterações na tomada de decisão de compra e de venda dos instrumentos, em diferentes períodos de tempo. Serão ainda analisadas as diferenças da atividade de negociação dos investidores tendo em conta as suas caraterísticas sociodemográficas. Para efetuar esta análise, foi utilizada uma base de dados que inclui 211.272 transações de 19.602 investidores individuais no mercado de capitais português. Foi feita uma análise preliminar através de testes ANOVA, em que os resultados sugerem que a atividade de negociação dos investidores se alterou com o surgimento da COVID-19, apresentando, um aumento do buy-sell amount spread de ações e, de uma forma geral, uma diminuição do buy-sell amount spread de obrigações. Posteriormente, foram realizadas regressões lineares para analisar o impacto dos períodos para cada instrumento, controlando pelas caraterísticas sociodemográficas, estimadas através do Método Ordinary Least Squares (OLS), onde se verificou que, efetivamente, os resultados sugerem que houve um impacto positivo da COVID-19 no buy-sell amount spread de ações mas um impacto negativo no buy-sell amount spread de obrigações.
Data do prémio19 out. 2022
SupervisorJoão Pinto (Supervisor) & Margarida Paula Calado Neca Vieira de Abreu (Co-Orientador)

• Finanças comportamentais
  • Investidores individuais