O impacto da Covid-19 nos processos de transformação digital nos centros comerciais
: o caso da Sonae Sierra

  • Maria Eduarda Anunciação Rebelo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A era digital impôs um novo planeamento estratégico nas organizações, congruente com as necessidades que a internet veio irrogar, assim como com uma visão otimista sobre as possibilidades que as novas tecnologias permitem (Porter, 2001). Como refere Michael E. Porter, a transformação digital não foi nem é fundamentalmente sobre tecnologia, mas sobre pensamento estratégico, exigindo à Liderança a capacidade de reinventar e adaptar determinado negócio de forma a ultrapassar os desafios.Com o avanço tecnológico, a Indústria do Retalho, materializada neste estudo na figura dos centros comerciais, encontrou uma nova forma de se relacionar com os seus clientes. Através das várias ferramentas e plataformas digitais, criou oportunidades para simplificar e acelerar processos, assim como para analisar detalhadamente as novas necessidades do consumidor, promovendo, simultaneamente, um serviço mais personalizado e atento, e a capacidade de tomar decisões perante vários cenários de forma fundamentada. No fundo, a transformação digital tornou a indústria do retalho mais responsiva e sensível à mudança que se verifica constante.De forma transversal e profunda, a COVID-19 representa um desafio para as Organizações. Os centros comerciais verificaram, numa fase inicial, uma nítida diminuição do fluxo de consumidores e, em consequência, de vendas, obrigando a uma transformação mais acentuada do seu modelo de negócios no digital.Esta investigação centrou-se no contexto específico dos centros comerciais da Sonae Sierra. Através da aplicação de entrevistas semiestruturadas foi possível perceber que a COVID-19 acelerou os processos de transformação digital no setor, forçando a adoção de medidas digitais e uma reestruturação do modelo de negócio. No futuro, os centros comerciais deverão aproveitar as possibilidades que a complementaridade entre o espaço físico e digital oferece. Não só a estratégia omnicanal deve ser privilegiada, como o novo modelo de negócio deve assentar nos novos hábitos de consumo emergentes. Os espaços físicos devem, agora, proporcionar uma experiência de visita única, com espaço para o lazer, entretenimento e trabalho remoto. Adicionalmente, deverão ser mantidas, num cenário póspandémico, todas as medidas que favoreçam a segurança dos consumidores.
Data do prémio23 jan. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Transformação digital
  • COVID-19
  • Centros comercias
  • e-commerce
  • Inovação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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