O impacto da ferramenta de try-on através da realidade aumentada, no processo de decisão de compra do consumidor e na sua relação com as marcas na indústria da moda

  • Marta Catarina Roque Duarte (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A realidade aumentada é uma tecnologia cada vez mais presente no nosso quotidiano e muitas vezes sem termos essa percepção. Embora nalguns países se encontre num estado avançado para a utilização do público em geral, Portugal não é um dos desses casos.
Nesta dissertação, é explorado o impacto que a realidade aumentada pode ter na satisfação dos consumidores e na sua relação com as marcas e, por sua vez, como poderá influênciar a sua intenção de compra. Foi criado e testado um modelo com o objetivo avaliar as diferentes variáveis nesse impacto. O estudo tem como foco a indústria da moda, em especial a possibilidade de experimentar os artigos através de uma camara de computador (com a ferramenta try-on).
Para a avaliação do modelo, foi utilizado um modelo de equações estruturais e o método da regressão parcial de mínimos quadrados.
Os resultados do estudo sugerem que a característica das aplicações que mais impacta a satisfação do consumidor durante uma experiência de realidade aumentada é a Vivacidade. Adicionalmente, o estudo demonstra que atingido o nível de satisfação, todas as dimensões propostas de engagement são afetadas positivamente e, dessas dimensões aquela que mais provoca intenção de compra e utilização de uma marca é a Ativação. Este estudo torna-se numa adição de conhecimento para industria da moda em Portugal, baseado num teste experimental, apresentando recomendações para as marcas poderem aproveitar o potencial da tecnologia. Apresenta também um ponto de partida para novos estudos dentro desta temática que aprofundem alguns dos temas apresentados.
Data do prémio4 jul. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniela Langaro da Silva do Souto (Supervisor)

Keywords

  • Try-on
  • Industria da moda
  • Consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão Aplicada

Citação

'