Resumo
A realidade aumentada é uma tecnologia cada vez mais presente no nosso quotidiano e muitas vezes sem termos essa percepção. Embora nalguns países se encontre num estado avançado para a utilização do público em geral, Portugal não é um dos desses casos.Nesta dissertação, é explorado o impacto que a realidade aumentada pode ter na satisfação dos consumidores e na sua relação com as marcas e, por sua vez, como poderá influênciar a sua intenção de compra. Foi criado e testado um modelo com o objetivo avaliar as diferentes variáveis nesse impacto. O estudo tem como foco a indústria da moda, em especial a possibilidade de experimentar os artigos através de uma camara de computador (com a ferramenta try-on).
Para a avaliação do modelo, foi utilizado um modelo de equações estruturais e o método da regressão parcial de mínimos quadrados.
Os resultados do estudo sugerem que a característica das aplicações que mais impacta a satisfação do consumidor durante uma experiência de realidade aumentada é a Vivacidade. Adicionalmente, o estudo demonstra que atingido o nível de satisfação, todas as dimensões propostas de engagement são afetadas positivamente e, dessas dimensões aquela que mais provoca intenção de compra e utilização de uma marca é a Ativação. Este estudo torna-se numa adição de conhecimento para industria da moda em Portugal, baseado num teste experimental, apresentando recomendações para as marcas poderem aproveitar o potencial da tecnologia. Apresenta também um ponto de partida para novos estudos dentro desta temática que aprofundem alguns dos temas apresentados.
Data do prémio | 4 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Daniela Langaro da Silva do Souto (Supervisor) |
Keywords
- Try-on
- Industria da moda
- Consumidor
Designação
- Mestrado em Gestão Aplicada