O aparecimento da Internet mudou profundamente o jornalismo de Moda, alterando o modus operandi do jornalista, o funcionamento das redações, e a produção e apresentação de conteúdos noticiosos. A presente dissertação incide sobre a compreensão das mudanças que o jornalismo de Moda sofreu em Portugal após o aparecimento da Internet, focando-se essencialmente na imprensa feminina com conteúdos de Moda e na imprensa feminina da Moda. A investigação constrói-se em duas partes principais, sendo que a primeira corresponde ao enquadramento teórico, sustentado na revisão da literatura e a segunda ao trabalho empírico realizado através de catorze entrevistas semidiretivas a profissionais da Indústria da Moda com experiência relevante na área em estudo. As principais conclusões mostram que, numa fase inicial, as revistas de Moda portuguesas resistiram à aceitação da Internet mas, lentamente, começaram a adotar os meios digitais nas suas redações. A Internet aumentou a produtividade do jornalista, criou um novo tipo de jornalismo, com um formato diferente e regras próprias – o jornalismo online, e criou novos desafios às publicações impressas, principalmente ao nível da seleção de conteúdos. Além das alterações provocadas no jornalismo de Moda, a Internet levou à criação de uma nova classe profissional que também se dedica à criação de conteúdos online – os bloguers.
Data do prémio | 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
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- Moda
- Jornalismo de moda
- Jornalismo online
- Imprensa digital
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O impacto da internet no jornalismo de moda português: reestruturação e mudança
Pires , C. T. L. D. M. (Aluno). 2014
Tese do aluno