Resumo
Esta dissertação investiga as preferências de plataforma dos consumidores no sector dos serviços de streaming, com um foco específico na “Netflix”. Através de um inquérito cuidadosamente elaborado com cartazes simulados de plataformas líderes como a “HBO”, a “Netflix” e a “Disney Plus”, o estudo teve como objetivo descobrir os processos de decisão subconscientes dos consumidores através da seleção desses cartazes, num processo divididoem 3 fases, sem qualquer informação descritiva sobre os mesmos. Durante a realização do inquérito 77% dos participantes elegeram a “Netlix” como a sua plataforma preferida, contudo, a fase de avaliação dos cartazes do inquérito revelou um cenário complexo e diversificado onde esta preferência não se manifestou. As escolhas variadas dos participantes desafiaram a noção de lealdade a uma plataforma fixa, mostrando uma compreensão diferenciada das suas preferências. A investigação fornece informações valiosas sobre as seleções dos consumidores, destacando a sua natureza perspicaz e as suas preferências individuais em termos de conteúdos. Este facto desafia os pressupostos
tradicionais e realça o papel influente do consumidor moderno na formação do setor do streaming.
Data do prémio | 18 jan. 2024 |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
|
Supervisor | Catarina Duff Burnay (Supervisor) |
Keywords
- Streaming
- Consumidor
- Preferências de streaming
- Plataformas de streaming
Designação
- Mestrado em Ciências da Comunicação