• Liliana Andreia Dias Nogueira (Aluno)

O presente relatório, apresentado no âmbito das unidades curriculares de Prática profissional I e II e de Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realiza-se contextualizado no Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, sendo implementadas na entidade acolhedora, Academia de Música de Vila Verde (AMVV), durante o ano letivo de 2021/2022. Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de Instrumento (Canto) e Classe de Conjunto (Coro), na investigação aplicada á construção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra. Com a implementação do PIP, subordinado ao tema: “O impacto da meditação no bem-estar do aluno de canto e na sua relação inter e intrapessoal com colegas e professores”, pretende-se como principal objetivo a experimentação e fundamentação das práticas de mindfulnes em estudantes de canto em contexto de sala de aula, como parte integrante do processo de ensino. Através da exploração de um programa baseado em meditações de atenção plena (do tipo Mindfull Basic Interventions, MBI´s) pretende-se estudar os efeitos do mindfulness na capacidade de atenção e consciência, durante o processo de aprendizagem no contexto de sala de aula. Neste sentido, foi realizado um levantamento junto dos alunos da classe de Canto e da Classe de Conjunto (Coro), através da ferramenta- questionário diagnóstico, de forma a conhecer as suas vulnerabilidades no aspeto da autoconsciência mental e física, autojulgamento e consciência dos seus pares e do próprio. Posteriormente, após análise dos respetivos questionários, foram preparados os conteúdos de acordo com as necessidades de cada aluna da classe de canto e com os alunos de classe de conjunto as necessidades do grupo em geral. Construindo meditações guiadas de 3 minutos com guiões intuitivos para que a cada aula, cada aluno fosse tendo consciência destes aspetos. A avaliação foi realizada atendendo a um novo questionário – questionário pós-teste, e por meio de observação das performances, ajustada por um guião de observação. Os resultados obtidos demonstraram que a prática do Mindfulness promove a diminuição do stress, incrementa a autoconfiança e intensifica a empatia. Do ponto de vista físico, verifica-se uma progressão da consciência da respiração técnica e emocional.
Data do prémio24 jan. 2024
SupervisorSofia Serra (Supervisor)