O impacto da pandemia Covid-19 nos centros educativos de Portugal
: um estudo exploratório junto de profissionais

• Beatriz Melo Pereira (Aluno)

A inserção de jovens em Centros Educativos (CE) tem como principal objetivo a sua reintegração na sociedade, de modo digno e responsável. Tal operacionaliza-se através de um acompanhamento tutelar educativo que reúne a realização de múltiplas atividades e programas de cariz socio emocional, que por serem de natureza grupal, foram suspensos devido às contingências trazidas pela pandemia. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia por Covid-19 na execução da MTE de internamento em CE em Portugal e, por consequência, nas rotinas e reinserção social dos jovens que se encontravam a cumpri-las. O estudo contou com a participação de cinco profissionais, representando cada um dos cinco CE de Portugal Continental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a partir de um guião previamente elaborado para o efeito. Recorremos, posteriormente, a uma abordagem semi-indutiva para a o tratamento e análise dados, com recurso ao software NVivo. Foi-nos possível concluir que a pandemia causou impacto no funcionamento dos CE de Portugal a variados níveis, desde a gestão do trabalho dos profissionais até às rotinas dos jovens em internamento. Destacamos o impacto da pandemia ao nível da suspensão das atividades realizadas com os jovens em contexto tutelar educativo, aspeto que poderá, futuramente, repercutir-se no processo de reintegração na sociedade.
Data do prémio14 jul 2022
SupervisorRaquel Matos (Supervisor) & Maria João Leote de Carvalho (Supervisor)

• Covid-19
  • Pandemia