Este trabalho sustenta-se na perspetiva da Associação Criança, a Pedagogia-em Participação que advoga uma imagem de criança como a de um ser com competência,agência e direitos cuja motivação para a aprendizagem se “sustenta no interesse intrínseco da tarefa e nas motivações intrínsecas das crianças” (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2011a, p.15). Esta pedagogia reconhece o interesse das crianças pela natureza e entende-a com um espaço rico em possibilidades para a criança explorar e experimentar. A investigação atual reconhece a importância do contato das crianças com a natureza, como estratégia para enriquecer o comportamento de jogo livre e potenciar o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico e ainda como forte aliado no combate à obesidade infantil (Burdette & Whitaker, 2005; Fjørtoft, 2004), mas não aprofunda os processos e as aprendizagens que resultam da permeabilidade entre os espaços interiores e exteriores. Nesta pesquisa pretendeu-se compreender as aprendizagens que as crianças em contexto de creche manifestam quando contatam com a natureza. Esta investigação-ação foi desenvolvida em Lisboa, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 meses, numa sala de creche onde a investigadora, que é também educadora, trabalha. No decorrer do estudo, estas crianças envolveram-se na descoberta da natureza e manifestaram um interesse profundo e duradouro por caracóis desenvolvendo um projeto sobre estes moluscos. A recolha de dados fez-se através da documentação pedagógica. Posteriormente foram analisados o bem-estar (Laevers, et al.,2005) e as aprendizagens evidenciadas à luz das áreas de aprendizagem e dos eixos pedagógicos da Pedagogia-em-Participação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira-Formosinho e Formosinho 2011b; 2016). Os resultados obtidos permitem afirmar que nesta Pedagogia, quando as crianças têm oportunidade de contactar com a natureza, envolvem-se em aprendizagens significativas no exterior, que continuam em sala, evidenciando sinais elevados de bem-estar.
Data do prémio | 23 mar. 2018 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Júlia Oliveira Formosinho (Supervisor) |
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- Pedagogia-em-participação
- Creche
- Natureza
- Permeabilidade entre os espaços exteriores e os espaços interiores
- Aprendizagem e bem-estar
- Mestrado em Educação de Infância
O impacto da permeabilidade entre o mundo interior e o mundo exterior na aprendizagem das crianças em contexto de creche
Gomes, S. C. D. C. (Aluno). 23 mar. 2018
Tese do aluno