O impacto da transformação digital nas exportações de PMEs da indústria metalomecânica portuguesa

• João Godinho Sousa Reis (Aluno)

Esta dissertação teve como objetivo fazer uma análise exploratória sobre qual o impacto da adoção de tecnologias digitais na vertente exportadora de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) portuguesas do setor da metalomecânica. O método utilizado foi o Estudo de Caso. Foram analisadas três empresas da indústria metalomecânica portuguesa, que atuam em subsetores variados da referida indústria, com dimensões diferentes e que investiram em tecnologias digitais. Os resultados mostram que as três PMEs analisadas beneficiaram da utilização das tecnologias digitais e que estas têm um papel relevante na vertente exportadora e/ou de internacionalização das mesmas, proporcionando-lhes vantagens competitivas sobre os concorrentes.
Data do prémio27 out. 2023
SupervisorLeonardo Costa (Supervisor)