O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias

  • Sara Ferreira Miranda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A sociedade atual tem, mais do que nunca, uma grande variedade de marcas por onde optar, na escolha de um produto ou serviço. No sentido de se aproximarem dos consumidores, as marcas tiveram que repensar as suas estratégias, e a fidelização tornou-se no seu maior desafio e objetivo, especialmente no setor do retalho. Esta dissertação pretende estudar e comparar o impacto de duas campanhas por parte de duas marcas rivais de retalhistas alimentares – Pingo Doce e LIDL, no consumo das famílias. Em particular, estas campanhas lançadas pelas duas insígnias interagem com os consumidores através de mecanismos de gamification – incluindo objetos para colecionar e aplicações de dispositivos inteligentes para brincar, e são direcionadas para crianças.
Considerando as características destas campanhas, pretendemos investigar se foram capazes de influenciar as famílias portuguesas no âmbito da frequência às lojas das insígnias e do volume de compras – tendo igualmente em conta a possível influência as crianças nas compras das famílias e, ultimamente, a sua capacidade de fomentar fidelização a estas marcas. Ao mesmo tempo, considerando a crescente utilização the dispositivos inteligentes, exploramos a utilização das apps incluídas nas campanhas e as motivações das famílias para a adesão a estas iniciativas lançadas pelas duas marcas.
Assim, no sentido de investigar este fenómeno, desenvolvemos um case study comparativo, usando o método qualitativo. A metodologia consiste na análise temática de 15 entrevistas semi-estruturadas a famílias que tenham aderido a, pelo menos, uma das campanhas, e inclui uma entrevista exploratória ao Head of Brand do LIDL Portugal.
Entre os resultados, foi possível concluir que as famílias foram influenciadas no âmbito da frequência às lojas e do volume de compras efetuado nas duas retalhistas durante o período de vigência das campanhas. Embora estas iniciativas tenham, de um modo geral, influenciado o seu comportamento de consumo, a lealdade atitudinal não foi alcançada, tendo em conta que as famílias optaram por retomar os hábitos de compra que tinham anteriormente às campanhas.
Data do prémio9 fev. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Colecionismo
  • Marketing infantil
  • Consumo
  • Lealdade
  • Retalho

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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