O impacto do ciclo de vida das empresas na decisão de uma aliança estratégica
: o caso da empresa PontoPR : alianças estratégicas 2013

  • Raquel Martins Pereira Bacelar Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As grandes mudanças que se sentiram nos últimos anos a nível social, económico e tecnológico, tiveram um grande impacto no mundo empresarial, aumentado a competitividade e a formas de competir. As organizações foram obrigadas a adaptar-se e a procurar soluções, correndo o menor risco possível. O recurso às alianças estratégicas tem-se tornado um fenómeno cada vez mais comum, surgindo como uma possível solução para as empresas competirem sem correr grandes riscos. Vários autores sugerem que o ciclo de vida das empresas é composto por mudanças que ocorrem nas empresas caracterizadas por certo padrão. A análise do ciclo de vida da empresa permite uma gestão que consegue antecipar as necessidades e mudanças, mostrando-se preparada com os procedimentos e modificações necessárias para garantir a sobrevivência do empreendimento. O Modelo de Greiner define um conjunto de fases que as empresas tendem a seguir no curso do seu desenvolvimento, considerando que cada nova fase é precedida de uma crise na gestão e obriga a uma mudança na organização para que haja crescimento. Estas fases são sequenciais e ocorrem com evoluções na hierarquia, envolvendo um grande conjunto de atividades e estruturas diferentes. O objetivo principal será perceber qual a relação entre a fase de crescimento em que a empresa se encontra e as alianças estratégicas que forma. Para este efeito, recordam-se algumas teorias associadas ao surgimento das alianças estratégicas, definições dos vários autores, tipologias e motivos. Em seguida aborda-se o ciclo de vida das empresas, a perspetiva de alguns autores e definição das fases de crescimento. Segue-se uma retrospetiva das metodologias mais aplicadas na investigação deste tema, a escolha do estudo de caso e os processos envolvidos que pretendem garantir a sua validade. Foi utilizada a tipologia de alianças proposta por Vasco Eiriz (2001) e o modelo de ciclo de vida de Greiner (1998) para analisar o caso da empresa PontoPR – Publicidade e Robótica. A empresa escolhida, apesar da sua dimensão reduzida, revela uma grande propensão para a criação de alianças desde a sua formação, possibilitando uma análise reveladora. É evidente neste caso que cada Fase proposta por Greiner, envolve mudanças na empresa que a tornam mais recetiva para alguns tipos de alianças.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRicardo Alexandre Morais (Supervisor)

Keywords

  • Alianças estratégicas
  • Ciclo de vida
  • Colaboração
  • Estudo de caso

Designação

  • Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas

Citação

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