O impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo Verde

  • Maria Jesus Gomes Barreto (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As grandes alterações no setor do Turismo registadas nos últimos anos foram determinadas pela evolução das TIC’s, proporcionando grandes transformações entre organizações, fornecedores e clientes. Essa evolução afetou o mundo dos negócios, criando grandes oportunidades. Para tal, contribuíram três inovações importantes: Computer Reservation System (CRS), Global Distribution System (GDS) e Internet. Shanker (2008) De acordo com dados do site da CPLP (2016), o turismo constitui um dos sectores com maior dinâmica de crescimento económico e social, porque contribui para a entrada de divisas, bem como para a promoção do emprego. No caso concreto de Cabo Verde, o turismo representa um dos principais eixos de desenvolvimento económico do país. O objetivo desta investigação, considerando a maior dinâmica do setor turístico em Cabo Verde, é explorar a forma como o aparecimento de Cabo de Verde nas ofertas dos grandes agregadores como por exemplo o “Booking”, “E-dreams” e o “Travelcity” influenciaram o sistema de distribuição do turismo em Cabo Verde e como é que isto alterou a imagem turística de Cabo Verde. Compreender se este processo trouxe impactos negativos ou positivos ao país. Para atingir estes objetivos, foram feitos 10 entrevistas em 60 % das ilhas de Cabo Verde com gerentes das principais agências de viagens e operadores turísticos. Estudar o impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo Verde é uma opção que deu muito gosto a trabalhar, sendo a aluna natural de Cabo Verde, e por outro lado, dada a importância atual deste sector de atividade no arquipélago. Com o desenvolvimento do e-commerce no sector da distribuição de viagens, observa-se um melhor aproveitamento da tecnologia disponibilizada, a custos cada vez menores, um aumento da concorrência comercial na procura de novos clientes. Segundo Marín A. (2004), com menos de duzentos anos de história, a distribuição de viagens tem passado por constantes transformações, fazendo o setor evoluir de forma incrível. As mudanças não terminam e logo a distribuição encontra-se ainda em processo de amadurecimento, por este motivo, uma atividade insegura. Os resultados indicaram que as maiores dificuldades em termos de distribuição é o facto de haver muita concorrência por parte dos grandes operadores internacionais, os resultados ainda apontam que a pouca utilização de computadores, e-mails, e outros serviços online por parte dos clientes é um problema da distribuição, porque não ficam por dentro das novidades e promoções das agências.
Data do prémio12 out. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorEmese Panyik (Supervisor)

Keywords

  • Turismo
  • Internet
  • E-commerce
  • Distribuição
  • Cabo Verde

Designação

  • Mestrado em Formação e Comunicação Multimédia

Citação

'