As grandes alterações no setor do Turismo registadas nos últimos anos foram determinadas pela evolução das TIC’s, proporcionando grandes transformações entre organizações, fornecedores e clientes. Essa evolução afetou o mundo dos negócios, criando grandes oportunidades. Para tal, contribuíram três inovações importantes: Computer Reservation System (CRS), Global Distribution System (GDS) e Internet. Shanker (2008) De acordo com dados do site da CPLP (2016), o turismo constitui um dos sectores com maior dinâmica de crescimento económico e social, porque contribui para a entrada de divisas, bem como para a promoção do emprego. No caso concreto de Cabo Verde, o turismo representa um dos principais eixos de desenvolvimento económico do país. O objetivo desta investigação, considerando a maior dinâmica do setor turístico em Cabo Verde, é explorar a forma como o aparecimento de Cabo de Verde nas ofertas dos grandes agregadores como por exemplo o “Booking”, “E-dreams” e o “Travelcity” influenciaram o sistema de distribuição do turismo em Cabo Verde e como é que isto alterou a imagem turística de Cabo Verde. Compreender se este processo trouxe impactos negativos ou positivos ao país. Para atingir estes objetivos, foram feitos 10 entrevistas em 60 % das ilhas de Cabo Verde com gerentes das principais agências de viagens e operadores turísticos. Estudar o impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo Verde é uma opção que deu muito gosto a trabalhar, sendo a aluna natural de Cabo Verde, e por outro lado, dada a importância atual deste sector de atividade no arquipélago. Com o desenvolvimento do e-commerce no sector da distribuição de viagens, observa-se um melhor aproveitamento da tecnologia disponibilizada, a custos cada vez menores, um aumento da concorrência comercial na procura de novos clientes. Segundo Marín A. (2004), com menos de duzentos anos de história, a distribuição de viagens tem passado por constantes transformações, fazendo o setor evoluir de forma incrível. As mudanças não terminam e logo a distribuição encontra-se ainda em processo de amadurecimento, por este motivo, uma atividade insegura. Os resultados indicaram que as maiores dificuldades em termos de distribuição é o facto de haver muita concorrência por parte dos grandes operadores internacionais, os resultados ainda apontam que a pouca utilização de computadores, e-mails, e outros serviços online por parte dos clientes é um problema da distribuição, porque não ficam por dentro das novidades e promoções das agências.
Data do prémio | 12 out. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Emese Panyik (Supervisor) |
---|
- Turismo
- Internet
- E-commerce
- Distribuição
- Cabo Verde
- Mestrado em Formação e Comunicação Multimédia
O impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo Verde
Barreto, M. J. G. (Aluno). 12 out. 2016
Tese do aluno