Ao longo dos últimos anos, com a crescente preocupação ambiental entre os consumidores e com o consequente aumento exponencial da procura por produtos menos prejudiciais para o meio ambiente, a temática da sustentabilidade tem vindo a assumir uma importância cada vez mais elevada para as empresas que, para se manterem competitivas no mercado, necessitam de elaborar novas estratégias competitivas. No mercado de cosméticos, esta profunda transformação no comportamento dos consumidores tem vindo a moldar a indústria que está, progressivamente, a incrementaresforços em direção à adoção de uma postura ecologicamente correta e ao desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis. Com o progresso e com a popularidade assinalada desta tendência, a implementação de estratégias de comunicação através das embalagens tem sido uma estratégia levada a cabo pelas marcas, essencialmente devido ao reconhecimento do seu papel crucial como veículo de transmissão aos consumidores os atributos dos produtos.Deste modo, a presente dissertação, intitulada de “O impacto dos elementos daembalagem na avaliação do caráter sustentável do produto pelos consumidores”,mediante um estudo experimental, visa identificar de que forma os elementos visuais referentes ao matiz da cor, à saturação da cor, à representação gráfica de elementos naturais e à tipologia da embalagem, bem como os elementos informativos, relativos às alegações e aos selos de certificação ambientais, influenciam a perceção dos consumidores em torno da orientação sustentável dos champôs, que consiste no objeto de estudo da investigação. Para além disso, outra das finalidades deste estudo consiste na análise do impacto dos elementos informativos sobre a avaliação da credibilidade das alegações ambientais que são apresentadas nas embalagens. Assim, optou-se pela adoção do método misto, dado que que se trata de uma abordagem de investigação que possibilita relacionar métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos sugerem que existem elementos da embalagem que podem influenciar as perceções dos consumidores relativamente ao caráter sustentável dos champôs, bem como também no que se refere à credibilidade percebida das alegações ambientais que são expostas nas embalagens dos mesmos produtos.
Data do prémio | 24 mar. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) & Pedro Ribeiro (Co-Orientador) |
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- Sustentabilidade
- Comunicação
- Embalagem
- Champôs
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O impacto dos elementos da embalagem na avaliação do caráter sustentável do produto pelos consumidores
Cazal-Ribeiro, T. R. D. P. (Aluno). 24 mar. 2022
Tese do aluno