O impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas
: dois casos de estudo

• Joaquim Manuel Torrão Alves Dias (Aluno)

Num momento de transição entre Acordos de Parceria entre Portugal e a União Europeia, acrescido da chegada do Plano de Recuperação e Resiliência, torna-se inevitável o entendimento sobre que impactos é que os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) têm nas empresas portuguesas. Assim, a principal finalidade deste trabalho de investigação é compreender qual é o impacto dos FEEI no tecido empresarial português. Para tal, são estudadas duas empresas portuguesas que realizaram projetos de investimento com o apoio do Portugal 2020 (concretamente, o Compete 2020) e os respetivos efeitos na performance das mesmas. Para este efeito, foram analisados vários documentos relativos à atividade e projetos de investimento das empresas, e foram também realizadas entrevistas aos representantes das mesmas. As conclusões revelam que a performance destas empresas portuguesas melhorou em várias dimensões, como o investimento, competitividade, produtividade e crescimento. Por outro lado, foi também concluído que o acesso aos FEEI deveria ser simplificado, desburocratizado e descentralizado.
Data do prémio12 jul 2022
SupervisorLiliana Fernandes (Supervisor)

• Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)
  • Portugal 2020