A presente dissertação tem como objetivo perceber o impacto dos influenciadores digitais no processo de escolha de um destino turístico para os jovens da Geração Z. Para além disto visa também a compreender de que forma é que estes influenciadores digitais apresentam os diferentes destinos através das suas contas. A dissertação apresenta uma análise de conteúdo a duas contas do Instagram de influenciadores digitais relacionados com turismo. Esta análise debruçou-se sobre todas as viagens dos influenciadores realizadas em 2023, de forma a tentar perceber como é que estes apresentam os destinos. De seguida foi também realizado um inquérito por questionário aos jovens da Geração Z, utilizadores do Instagram e seguidores de influenciadores digitais relacionados com turismo. Este inquérito por questionário foi feito com o objetivo de perceber como estes indivíduos percecionam o impacto dos influenciadores digitais nas suas decisões sobre viagens. Com os resultados obtidos da análise de conteúdo foi possível perceber que os influenciadores digitais apostam fortemente na utilização de Reels para divulgar os seus conteúdos de viagens e utilizam sobretudo conteúdos de vídeo com música nas suas publicações. Para além disso, também têm preferência em aparecer nas publicações que fazem ao invés de apenas darem destaque à paisagem e aos locais. Já no que diz respeito aos resultados obtidos do inquérito por questionário, foi possível constatar que os inquiridos sentem que sofrem que a sua decisão de escolha de destinos turísticos é influenciada pelos conteúdos dos influenciadores que seguem no Instagram.
Data do prémio | 11 mar. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
---|
- Marketing de influência
- Instagram
- Influenciadores digitais
- Geração Z
- Turismo
- Destinos turísticos
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O impacto dos influenciadores digitais na escolha de destinos turísticos por parte da Geração Z
Santos, J. O. P. (Aluno). 11 mar. 2024
Tese do aluno