O kimono revival e a Internacionalização do kimono em três estudos de caso

  • Catarina Alexandra Ferreira de Almeida (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O kimono revival é atualmente um processo no qual o kimono se está a tornar ativo, popular e importante novamente na sociedade japonesa como resultado de certos fatores histórico-sociais. Através do número crescente de lojas dedicados à venda de kimonos vintage e em segunda mão, e da criação de grupos para se vestir o kimono, é possível observar que o interesse em o vestir de forma criativa e visando a moda, está a crescer no Japão. O que previamente era apenas um traje formal e restritivo, está a ser reinventado e adaptado às necessidades e às sensibilidades estéticas das gerações mais novas. Por outras palavras, o uso do kimono informal e não tradicional está a ser reavivado como street fashion. Simultaneamente, a internet e as redes sociais, os serviços de aluguer de kimono como atividades de turismo cultural, e a difusão da cultura japonesa através das campanhas do Cool Japan, despertaram o interesse pelo kimono de pessoas no estrangeiro. Nesta dissertação três estudos de caso representam o número crescente de pessoas europeias interessadas em aprender sobre o kimono e em vesti-lo como resultado da sua internacionalização nos últimos anos. Este estudo pretende analisar o tipo de atividades que estas pessoas exercem dentro do contexto do kimono revival, e o que isso pode significar para o futuro do kimono como moda fora do Japão.
Data do prémio24 fev. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Santos Alves (Supervisor)

Keywords

  • Kimono
  • Kimono Revival
  • Japão
  • Cultura japonesa
  • Estudos de caso

Designação

  • Mestrado em Estudos Asiáticos

Citação

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