O kimono revival é atualmente um processo no qual o kimono se está a tornar ativo, popular e importante novamente na sociedade japonesa como resultado de certos fatores histórico-sociais. Através do número crescente de lojas dedicados à venda de kimonos vintage e em segunda mão, e da criação de grupos para se vestir o kimono, é possível observar que o interesse em o vestir de forma criativa e visando a moda, está a crescer no Japão. O que previamente era apenas um traje formal e restritivo, está a ser reinventado e adaptado às necessidades e às sensibilidades estéticas das gerações mais novas. Por outras palavras, o uso do kimono informal e não tradicional está a ser reavivado como street fashion. Simultaneamente, a internet e as redes sociais, os serviços de aluguer de kimono como atividades de turismo cultural, e a difusão da cultura japonesa através das campanhas do Cool Japan, despertaram o interesse pelo kimono de pessoas no estrangeiro. Nesta dissertação três estudos de caso representam o número crescente de pessoas europeias interessadas em aprender sobre o kimono e em vesti-lo como resultado da sua internacionalização nos últimos anos. Este estudo pretende analisar o tipo de atividades que estas pessoas exercem dentro do contexto do kimono revival, e o que isso pode significar para o futuro do kimono como moda fora do Japão.
Data do prémio | 24 fev. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Jorge Santos Alves (Supervisor) |
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- Kimono
- Kimono Revival
- Japão
- Cultura japonesa
- Estudos de caso
- Mestrado em Estudos Asiáticos
O kimono revival e a Internacionalização do kimono em três estudos de caso
Almeida, C. A. F. D. (Aluno). 24 fev. 2022
Tese do aluno