O método de José Sócrates
: um estudo de comunicação não-verbal

  • José Ricardo Bastos Dias (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Desde muito cedo que o Homem tem aperfeiçoado o seu talento para comunicar, diversificando os canais e os meios. O corpo passou a ser reconhecido como um instrumento eficaz e poderoso de comunicação e a mestria da linguagem não-verbal foi adquirindo mais significado. A discussão que envolve o peso da linguagem não-verbal é permanente, mas sabe-se, hoje, que o líder atual tem que ser capaz de comunicar, onde quer que esteja, para quem quer que seja. Se tomarmos em conta a esfera política, este fator ganha ainda mais relevância. O Método de José Sócrates: um estudo de linguagem não-verbal analisa oito dimensões da comunicação: sobrancelhas, boca, sorriso, cabeça, corpo, olhar, gestos e roupa. A partir da análise de quatro entrevistas de José Sócrates, aquando da ocupação do cargo de primeiro-ministro, foram registados 4871 movimentos, através programa ELAN. O Método de José Sócrates resulta do confronto dos resultados da análise com a literatura e origina um padrão de comunicação não-verbal, em televisão, separado em três momentos chave: a preparação, a entrevista e a controvérsia. As entrevistas com Irina Golovanova e José Sócrates suportam a hipótese que O Método de José Sócrates pode ser visto como um estilo de comunicação, contudo, a análise teórica e empírica mostra que podemos considerar um método, composto por um misto de confiança, segurança e agressividade. O Método de José Sócrates é um modelo de comunicação não-verbal que pode servir de exemplo para todos os que estão ou almejam estar na vida política e comunicar eficazmente em televisão.
Data do prémio6 jun. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Linguagem não-verbal
  • Liderança
  • Televisão
  • José Sócrates
  • Comunicação
  • Política
  • ELAN

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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