O modelo de comunicação política da campanha eleitoral de Humberto Delgado em 1958
: uma campanha americanizada

  • Joana Rita Marques dos Reis

Tese do aluno

Resumo

Este trabalho é sobre a campanha eleitoral de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, com enfoque no modelo de comunicação política da campanha e na forma como esta foi construída. Influenciado por uma estada de vários anos nos Estados Unidos, o General Delgado inaugurou um novo estilo de aproximação às pessoas e de afronta ao regime, que se revelou um sucesso em termos de adesão popular. A sua campanha constituiu a maior ameaça ao Estado Novo nos mais de 40 anos em que o regime vigorou em Portugal. Nesse sentido, assume especial pertinência no âmbito da comunicação política, um estudo aprofundado sobre como é que essa influência, por um lado, se repercutiu na campanha de Humberto Delgado e, por outro, foi condicionada pelas contingências políticas do país. A investigação cruza perspectivas teóricas sobre regimes políticos, sistemas de media e modelos de campanha eleitoral em contextos democráticos e não-democráticos para debater o modelo de comunicação política da campanha eleitoral de Humberto Delgado. Que modelo de comunicação política revela a campanha é a questão de investigação principal, a par de várias subquestões: Qual foi a estratégia de comunicação da campanha? Como é que se posicionou face ao regime? A campanha apresenta elementos de profissionalização? Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o trabalho utiliza a análise documental e a entrevista como métodos para trabalhar um corpus composto por documentos, entrevistas, materiais de campanha e artigos de imprensa. A investigação desenvolveu-se em três etapas. Num primeiro momento, a pesquisa envolveu um processo de reconstituição da campanha; numa segunda fase, procedeu-se à identificação e análise dos elementos que a caracterizaram e, numa terceira etapa, os resultados foram debatidos à luz do recorte teórico do trabalho para inferir o modelo de comunicação política da campanha. O que se comunicava, como se comunicava, quais os suportes utilizados, como se comportaram os media e em que tipo de comunicação se baseou esta campanha de moldes democráticos, dentro de um regime não democrático, são algumas das questões a que se pretende dar resposta com a investigação, a qual permitiu concluir que esta foi uma campanha com uma estratégia de comunicação e um grau de profissionalismo totalmente inesperados no contexto dentro em que se realizou.
Data do prémio30 mai. 2018
Idioma originalEnglish
SupervisorRita Figueiras (Supervisor)

Keywords

  • Campanha eleitoral
  • Eleições presidenciais de 1958
  • Estado Novo
  • Humberto Delgado
  • Campanhas modernas

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

Citação

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