Com o intuito de avaliar e proceder a uma análise comparativa da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS8) - Trabalho Digno e Crescimento Económico - na União Europeia como um todo, nas suas regiões supranacionais e nos seus Estados-membros, nos subperíodos 2010-15 e 2016-2022, esta dissertação fez uso do método Alkire-Foster para desenvolver um sistema de indicadores que constitui o designado Índice Multidimensional do ODS 8. Os resultados mostram uma evolução positiva na implementação do ODS 8, de 2010-2015 para 2016-2022 e nos diferentes territórios considerados. Em 2010-2015, a maioria dos Estados-membros apresenta um desempenho insatisfatório, invertendo-se a situação em 2016-2022. Todavia, os resultados também mostram que, de 2010-2015 para 2016-2022, há OE do ODS 8 em que o desempenho melhorou e outros em que o mesmo piorou. Em 2010-2015, as regiões Europa Central e Oriental e Europa do Sul apresentam os piores desempenhos. Já em 2016-2022, as regiões com o pior desempenho são a Europa do Sul e a Europa Ocidental. É também notória uma grande disparidade nas performances dos Estados-membros no seio de cada uma das quatro regiões supranacionais europeias, o que indica que a promoção do ODS 8 é influenciada, em primeira instância, pelas circunstâncias específicas vividas em cada Estado-membro. No que refere aos Estados-membros individuais, em 2010-2015 o melhor desempenho foi da Suécia e o pior do Chipre. Já em 2016-2022 o melhor desempenho foi da Irlanda e o pior da Finlândia e da Eslováquia. Os resultados permitem entender em que OE os diferentes territórios mais têm de concentrar os seus esforços para melhorar o seu desempenho na implementação do ODS 8.
Data do prémio | 23 jul. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Leonardo Costa (Supervisor) |
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- Trabalho digno
- Crescimento económico
- ODS8
- UE-27
- Método AF
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8: trabalho digno e crescimento económico: uma análise comparativa da sua implementação na União Europeia a 27
Madeira, C. S. (Aluno). 23 jul. 2024
Tese do aluno