No presente relatório, teoricamente fundamentado, propõe-se uma introspeção pessoal e profissional, revisitando práticas, interiorização de conceitos, procedimentos instrutivos e sua contextualização subjacente para a lecionação, aptidões consideradas relevantes para o desempenho profissional e para o enriquecimento e promoção docente. Para além de um levantamento exaustivo do estado da arte em práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem, sustentadas pela revisão bibliográfica das orientações curriculares previstas para o ensino profissional de música, pretende-se fornecer uma perspetiva alargada da disciplina, projetos coletivos, na ótica desta professora orientadora, evidenciando aspetos importantes na conceção e realização da monografia de Prova de Aptidão Profissional (PAP). Para complementar o trabalho, introduziu-se um capítulo dedicado ao ensino profissional de música, caracterizando o modelo pedagógico em prática, bem como os pressupostos que lhe deram origem pela vivência em concreto da autora. As atividades relevantes desenvolvidas com os alunos, a par da formação realizada no decurso da atividade docente constituem um pilar fundamental na descrição da vida profissional e organizacional em contexto escolar. No final, oferece-se uma reflexão do trabalho realizado, focado e direcionado para uma resposta e/ou interpretação à problemática em estudo, a partir da qual, se explanam algumas ideias e práticas para trabalho futuro.
Data do prémio | 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sofia Serra (Supervisor) |
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- Prova de aptidão profissional
- Professor orientador-aluno
- Cursos profissionais de música
- Mestrado em Ensino de Música
O orientador da prova de aptidão profissional nos cursos profissionais de música: um projeto transdisciplinar integrador de saberes e competências profissionais
Vieira, A. S. S. (Aluno). 2014
Tese do aluno