O orientador da prova de aptidão profissional nos cursos profissionais de música
: um projeto transdisciplinar integrador de saberes e competências profissionais

  • Ana Sofia Sousa Vieira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

No presente relatório, teoricamente fundamentado, propõe-se uma introspeção pessoal e profissional, revisitando práticas, interiorização de conceitos, procedimentos instrutivos e sua contextualização subjacente para a lecionação, aptidões consideradas relevantes para o desempenho profissional e para o enriquecimento e promoção docente. Para além de um levantamento exaustivo do estado da arte em práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem, sustentadas pela revisão bibliográfica das orientações curriculares previstas para o ensino profissional de música, pretende-se fornecer uma perspetiva alargada da disciplina, projetos coletivos, na ótica desta professora orientadora, evidenciando aspetos importantes na conceção e realização da monografia de Prova de Aptidão Profissional (PAP). Para complementar o trabalho, introduziu-se um capítulo dedicado ao ensino profissional de música, caracterizando o modelo pedagógico em prática, bem como os pressupostos que lhe deram origem pela vivência em concreto da autora. As atividades relevantes desenvolvidas com os alunos, a par da formação realizada no decurso da atividade docente constituem um pilar fundamental na descrição da vida profissional e organizacional em contexto escolar. No final, oferece-se uma reflexão do trabalho realizado, focado e direcionado para uma resposta e/ou interpretação à problemática em estudo, a partir da qual, se explanam algumas ideias e práticas para trabalho futuro.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSofia Serra (Supervisor)

Keywords

  • Prova de aptidão profissional
  • Professor orientador-aluno
  • Cursos profissionais de música

Designação

  • Mestrado em Ensino de Música

Citação

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