O papel da comunicação formal e informal no engagement de trabalhadores das diferentes gerações

  • Adriana Sofia Machado Mendes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo procura explorar a relação entre o tipo de comunicação (i.e., formal e informal) e o engagement dos trabalhadores e como esta relação se expressa nas diferentes gerações (i.e. Baby Boomers, Geração X e Millenials). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, tendo-se obtido uma amostra de 157 participantes. Contrariamente ao esperado os resultados não demonstraram que a comunicação informal prediz níveis de engagement superiores em qualquer um dos grupos geracionais. Foram discutidas as limitações do presente estudo, assim como as implicações do mesmo para futuras investigações.
Data do prémio12 jul. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa Sobral (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação organizacional
  • Engagement
  • Baby boomers
  • Geração X
  • Millennials

Designação

  • Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Citação

'