Num meio de extrema competitividade e imprevisibilidade em que estão inseridas as organizações, torna-se importante potenciar cada vez mais os seus fatores humanos e todos os processos adjacentes ao crescimento organizacional que contribuam para uma reputação de marca forte no mercado em que se insere. Surge, portanto, uma necessidade de a Comunicação Interna estar cada vez mais presente nos processos organizacionais e como meio de força para as especificidades dos seus recursos humanos dotada de medidas orientadas para a forma de como se comunica, a quem se comunica e o que se comunica. Falar de comunicação é falar de estratégia logo, como elemento altamente influenciador dos níveis de engagement assim como, geradora de felicidade organizacional que estimulem e potenciem a relação organizacional bem como do Commitment que daí poderá surgir. A Selectra, organização objeto de estudo, surge como uma startup ambiciosa, criada em 2007 especializada na comparação e assessoramento de tarifas na área de eletricidade e gás, ainda que posteriormente tenha integrado uma panóplia de áreas que permitiu, nos dias de hoje, contar com mais de 1500 colaboradores por todo o mundo. Numa organização com esta dimensão, torna-se interessante analisar como a comunicação interna impacta o crescimento organizacional e de que forma os colaboradores percecionam o impacto das suas contribuições e reconhecimento como meio de desenvolvimento de altos níveis de Engagement dentro da estrutura organizacional. O objetivo da investigação é compreender de que forma os mecanismos de comunicação interna tem na geração de Engagement dos colaboradores da Selectra Portugal. A construção da metodologia foi realizada através de uma abordagem mista, com dados exploratórios no âmbito qualitativo através de análise documental e entrevistas exploratórias e ainda, para apuramento de dados primários através de uma metodologia quantitativa resultante de um inquérito por questionário aplicado aos colaboradores. Os principais resultados da investigação permitem compreender a pertinência da comunicação interna no seio organizacional e depreende-se com a validação do reconhecimento por parte dos colaboradores face à Comunicação Interna na geração de Engagement na Selectra Portugal.
Data do prémio | 27 mai. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Goulart Brandão (Supervisor) |
---|
- Liderança
- Gestão de pessoas
- Comunicação interna
- Motivação
- Engagement
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O papel da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores da organização Selectra Portugal
Costa, C. M. L. C. D. (Aluno). 27 mai. 2024
Tese do aluno