O papel da comunicação interna no engagement dos colaboradores perante um contexto de práticas de trabalho híbrido
: o caso da Ikea Portugal

Tese do aluno

Resumo

Nos últimos anos temos assistido a mudanças significativas na sociedade fruto de um mercado cada vez mais global e competitivo, onde as organizações tendem a reavaliar os seus processos e as suas decisões estratégicas por forma a otimizar os seus fatores diferenciadores e potenciar as suas vantagens competitivas. Neste sentido, considerando a importância de perceber as dinâmicas organizacionais, o objetivo primordial desta investigação foi perceber a relevância que os novos modelos de teletrabalho, nomeadamente a modalidade híbrida, estabelecem com a comunicação interna e com o engagement dos colaboradores da IKEA Portugal. Desta forma, tornou-se, imperativo compreender a relação existente entre estas três variáveis e que influência preconiza nas relações sociais internas. Assim, nesta investigação foi adotada uma metodologia mista que contemplou o método qualitativo, através da utilização de análise documental e realização de cinco entrevistas exploratórias realizadas a profissionais de distintos departamentos da IKEA Portugal. E, o método quantitativo, através do inquérito por questionário aplicado aos colaboradores da IKEA Portugal, tendo por base os modelos teóricos de Dhanesh & Picherit-Duthler (2021); Lee (2022); Schaufeli & Bakker (2003) e Verčič et al. (2021) e três novas dimensões que resultaram de duas das entrevistas exploratórias realizadas. Como amostra de respondentes ao inquérito por questionário obteve-se 156 respostas que representam 32,1% do universo de 486 colaboradores da IKEA Portugal em investigação que realizam trabalho híbrido na organização. Como principais resultados, é possível destacar que existe uma forte ligação entre a comunicação interna e o engagement dos colaboradores na IKEA Portugal, sendo possível aferir que a organização potencia a utilização dos canais de comunicação interna por forma a aumentar o envolvimento dos colaboradores. Para além disso, a comunicação interna, quando utilizada de forma estratégica, tem um impacto positivo no envolvimento dos colaboradores e, consequentemente, no atingimento de maiores níveis de engagement, mesmo quando estamos perante um novo modelo de trabalho. Constatou-se, também, que os colaboradores da IKEA Portugal conseguem, de forma célere, entrar em contacto remotamente e através dos canais oficiais tanto com os colegas de equipa como com as suas chefias e que as pessoas não se sentem menos comprometidas com a organização num contexto híbrido.
Data do prémio30 set. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Goulart Brandão (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação interna
  • Engagement
  • Regime híbrido
  • Teletrabalho

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

Citação

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