O papel da dose efetiva biológica (BED) na radioterapia clínica
: alteração de fracionamento e tempo de tratamento

• Bruno Miguel Neves Mesquita (Aluno)

A radioterapia é uma principais armas de combate (não cirúrgica) no tratamento oncológico. Cerca de 40% dos doentes oncológicos recebem tratamento radioterapêutico, de forma isolada ou complementar com outras modalidades terapêuticas, no decorrer do tratamento. A interrupção de um tratamento radioterapêutico de forma não programada é invariavelmente prejudicial à conclusão com sucesso do mesmo. O esquema de compensação de tratamento é exclusivamente elaborado para cada caso, podendo resultar na conclusão do tratamento de acordo com o inicialmente prescrito pelo médico, ou em alterações no número de frações de tratamento e ou na dose por fração. O aumento continuo de casos de interrupções gerou a necessidade de atualizar e agilizar o processo de calculo de compensações de tratamentos interrompidos, que até à data era feito de forma manual. Neste trabalho foi desenvolvida, em Matlab, uma aplicação que, utilizando os conceitos radiobiológicos de Dose Biológica Efetiva (BED) e Equivalente Dose (EQD2) baseados no modelo radiobiológico linear quadrático, permite automatizar a determinação de esquemas de compensação para tratamentos de radioterapia que tenham sofrido interrupções. A comparação da aplicação criada, com outras, no que toca às funcionalidades essenciais ao cálculo de compensação de dose – BED e EQD2 para tecido tumoral e órgãos de risco (OARs); rácios a/b; várias soluções para esquemas de compensação, sugestões automáticas de esquemas de compensação – permitiu avaliar a sua adequação e mostrar que a aplicação é completa e pode ser utilizada em prática clínica. A elaboração de esquemas de compensação, com recurso à aplicação desenvolvida, para os 14 casos escolhidos de forma aleatória, de tratamentos previamente interrompidos na clínica Júlio Teixeira S.A., possibilitou a comparação dos esquemas gerados pela aplicação com os esquemas escolhidos pelo corpo clínico. Comprovou-se com os resultados obtidos a fiabilidade e versatilidade da aplicação desenvolvida, uma vez que a resposta clínica seguiu na maioria dos casos a mesma linha de pensamento que as sugestões geradas pela aplicação de forma automática. A implementação da aplicação na clínica refletiu a agilização do processo de calculo de compensação de tratamentos interrompidos.
Data do prémio11 jan 2022
Supervisor Ana Margarida Rocha de Oliveira Cavaco (Supervisor) & Joana Vale Ferreira da Silva (Co-Orientador)

• Radioterapia
  • Interrupções