A participação cívica e política é algo desenvolvido num contínuo, que abrange os diferentes níveis de educação. A educação é a base do desenvolvimento do ser humano, trata-se de um processo, que impacta nas dimensões sociais, emocionais e intelectuais, que permite aquisição de conhecimento. Trata-se de um processo contínuo, que contribuí para a formação cidadã dos indivíduos. Os níveis inferiores de participação cívica e política das mulheres em relação aos homens tornam o papel da Psicologia fundamental para compreender que facilitadores e obstáculos se atravessam para a participação cívica e política das mulheres. Neste sentido, este estudo explora o papel da educação formal, não-formal e informal na participação cívica e política de um grupo de 10 mulheres, identificando quais são os facilitadores e obstáculos à participação cívica e política. Os dados revelam que a educação informal é aquela que mais impacta na participação cívica e políticas das mulheres. A influência da família tem um peso significativo, o que aponta para o facto de as jovens que se desenvolvem em famílias com pouco conhecimento cívico e político, ficam numa posição de maior fragilidade em relação às oportunidades de desenvolvimento cívico e político. Assim, a escola tem um papel fundamental para que a educação seja mais justa, capacitando os jovens para a participação cívica e política.
Data do prémio | 14 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Raquel Matos (Supervisor) & Alexandra Carneiro (Co-Orientador) |
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- Participação cívica e política
- Igualdade de género
- Educação formal
- Educação não formal e educação informal
O papel da educação na participação cívica e políticas das mulheres
Santos, I. C. B. (Aluno). 14 jul. 2022
Tese do aluno