O papel da empatia e personalidade no insight disposicional

• Gonçalo Alambre de Almeida Matos (Aluno)

Apesar da importância da capacidade de avaliar a personalidade de outras pessoas nas interações sociais, esta não foi aprofundada na literatura psicológica anterior. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar as relações psicológicas entre o insight disposicional, a empatia e os traços de personalidade. Uma amostra de 166 participantes portugueses, com idades entre 18 e 79 anos, preencheu um questionário composto por instrumentos de autorrelato e um teste, a fim de avaliar as variáveis relevantes para o estudo. Os resultados demonstraram existir uma associação positiva, embora fraca, entre o insight disposicional, empatia cognitiva e o traço de personalidade de honestidade-humildade. Adicionalmente, foi observada uma correlação positiva entre o insight disposicional e o género feminino, tal como a população feminina demonstrando uma correlação moderada com o traço de personalidade da emocionalidade. Estas relações com o género feminino foram aprofundadas através de testes de diferenças, sustentando a maioria dos resultados como significativos. Dois modelos de mediação foram propostos para explicar essas relações. O primeiro testou o efeito mediador da empatia cognitiva na relação entre honestidade-humildade e insight disposicional, e o segundo adicionou empatia para explicar a relação entre o género feminino e o traço de emocionalidade. Uma análise de moderação foi também realizada para explorar o efeito moderador do género na relação entre honestidade-humildade e o insight disposicional. Os resultados sugerem que o insight disposicional pode ser uma competência socioemocional negligenciada na literatura atual, podendo vir a ser evidenciada como uma variável importante para vários componentes envolvidos no bem-estar. Desta forma, deve ser considerado um construto de interesse em vários contextos e áreas da psicologia. O presente estudo fornece uma base para pesquisas adicionais neste campo. As limitações e sugestões para estudos futuros são discutidas.
Data do prémio10 ago. 2023
SupervisorFrancisco Esteves (Supervisor)