Tem-se assistido, em Portugal, a uma crescente valorização do ensino técnico e profissional – a escola está mais vocacionada para o mercado de trabalho e para a aquisição de conhecimentos e capacidades que nele possam ser utilizadas. Os cursos científico-tecnológicos e profissionais proporcionam aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional, permitindo a formação de técnicos qualificados em determinadas áreas da vida ativa. Estes cursos constituem uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Com este trabalho pretendem-se avaliar os efeitos da formação em contexto de trabalho (FCT) no currículo destes cursos, nomeadamente no perfil de saída do formando e na articulação entre as escolas e as empresas/instituições. Considera-se que a FCT permite colocar os formandos em situação real de trabalho, confrontando-os com as solicitações e desafios que a vida profissional lhes colocará num futuro próximo. De igual modo, possibilita às empresas/instituições colaborar na formação dos seus potenciais futuros colaboradores/funcionários, desenvolvendo caminhos formativos junto das escolas, ajustados à demanda do mundo de trabalho. Assim sendo, procura-se refletir sobre a articulação entre as escolas e empresas/instituições, como peça-chave neste processo formativo. Neste sentido, os supervisores de ambas instituições devem orientar a sua ação para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos e para o aperfeiçoamento continuado dos processos formativos. Neste contexto, procura-se aqui relatar caracterizar a formação em contexto de trabalho nos cursos supracitados, analisando a regulamentação de FCT, em sede de regulamento interno das escolas, descrevendo ações e práticas, do Coordenador/Diretor de curso e do professor/orientador de FCT de duas escolas. As realidades destas escolas procuram aproximar-se das entidades empresariais/instituições, quebrando a distância entre a vida ativa e a educação/formação, distanciando-se das suas posições tradicionais de agente único. A partir destas práticas é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos comuns e as consequências para o modo de funcionamento de cada escola.
Data do prémio | 7 jun. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Carlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor) |
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- Ensino profissional
- Formação em contexto
- Ensino técnico
- Ligação da escola à comunidade
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto
Antunes, P. C. G. D. C. (Aluno). 7 jun. 2016
Tese do aluno