O papel da formação em contexto de trabalho
: uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto

  • Paula Cristina Gomes Dias Capelo Antunes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Tem-se assistido, em Portugal, a uma crescente valorização do ensino técnico e profissional – a escola está mais vocacionada para o mercado de trabalho e para a aquisição de conhecimentos e capacidades que nele possam ser utilizadas. Os cursos científico-tecnológicos e profissionais proporcionam aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional, permitindo a formação de técnicos qualificados em determinadas áreas da vida ativa. Estes cursos constituem uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Com este trabalho pretendem-se avaliar os efeitos da formação em contexto de trabalho (FCT) no currículo destes cursos, nomeadamente no perfil de saída do formando e na articulação entre as escolas e as empresas/instituições. Considera-se que a FCT permite colocar os formandos em situação real de trabalho, confrontando-os com as solicitações e desafios que a vida profissional lhes colocará num futuro próximo. De igual modo, possibilita às empresas/instituições colaborar na formação dos seus potenciais futuros colaboradores/funcionários, desenvolvendo caminhos formativos junto das escolas, ajustados à demanda do mundo de trabalho. Assim sendo, procura-se refletir sobre a articulação entre as escolas e empresas/instituições, como peça-chave neste processo formativo. Neste sentido, os supervisores de ambas instituições devem orientar a sua ação para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos e para o aperfeiçoamento continuado dos processos formativos. Neste contexto, procura-se aqui relatar caracterizar a formação em contexto de trabalho nos cursos supracitados, analisando a regulamentação de FCT, em sede de regulamento interno das escolas, descrevendo ações e práticas, do Coordenador/Diretor de curso e do professor/orientador de FCT de duas escolas. As realidades destas escolas procuram aproximar-se das entidades empresariais/instituições, quebrando a distância entre a vida ativa e a educação/formação, distanciando-se das suas posições tradicionais de agente único. A partir destas práticas é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos comuns e as consequências para o modo de funcionamento de cada escola.
Data do prémio7 jun. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor)

Keywords

  • Ensino profissional
  • Formação em contexto
  • Ensino técnico
  • Ligação da escola à comunidade

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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