O papel da imprensa na mediatização de André Ventura nas eleições legislativas de 2019 e nas Presidenciais de 2021

• Maria Inês dos Santos Jorge (Aluno)

Um pouco por todo o mundo, o Populismo tem-se tornado um dos temas maisabordados na análise da comunicação política. Até 2019, Portugal foi classificado como “um caso excecional”, sem dados que comprovassem a presença desse tipo de discurso na política nacional. No entanto, a eleição de André Ventura para o Parlamento nesse ano veio transformar a retórica política e, consequentemente, a forma como os meios de comunicação olham para os eventos políticos. Sendo a mediatização do discurso de Ventura o tema central desta investigação, a componente teórica debruça-se sobre (1) as várias definições do conceito de Populismo e as diversas estratégias de comunicação a ele associadas, partindo para (2) a temática da comunicação política e as várias formas de mediatização, em especial aquelas que se aplicam aos assuntos políticos, incluindo no digital. Para poder compreender a evolução da mediatização de André Ventura e do seu discurso populista, a presente investigação recorre ao método quantitativo de análise de conteúdo, que serviu de base à análise de todas as peças jornalísticas recolhidas publicadas por seis jornais e revistas durante duas campanhas eleitorais distintas: as Legislativas de 2019 e as Presidenciais de 2021. Assim, reparamos que existe uma evolução da sua representação mediática entre eleições, sobretudo devido ao aumento significativo das notícias relacionadas com o deputado, bem como a quantidade de textos que o colocam como tema principal da notícia. Esta evolução pode ser justificada pela mudança no discurso do candidato que, numa primeira fase não apresentava um nível de populismo tão elevado – como aconteceu nas Legislativas de 2019, onde obteve menos atenção por parte dos media – e, num período mais avançado do seu percurso – entenda-se, a sua candidatura à Presidência da República, em 2021 –, em que passou a colocar a retórica populista no centro das suas ações de campanha.
Data do prémio10 fev. 2023
SupervisorRita Figueiras (Supervisor)