A comunicação de ciência ainda se encontra a ser estudada na procura de modelos mais eficazes que consigam estabelecer a ponte entre os cientistas e o público não especializado. Na procura deste modelo, surge a intersecção das indústrias criativas como potencializadoras da comunicação de ciência. Durante este estudo, optou-se por focar o caso das infografias como uma possível solução para melhorar a eficácia da comunicação dos projectos ou dados que provêm de investigação e desenvolvimento. Após a consulta de vários estudos que apontavam para um bom resultado das infografias como forma de comunicar ciência, desenvolveu-se um estudo de caso através da realização de inquéritos cujo objectivo era comparar a eficácia da infografia e do texto nessa mesma comunicação. Os resultados obtidos não foram de encontro aos estudos teóricos consultados, pelo que se concluiu ser necessário fazer mais testes a fim de compreender a eficácia das infografias neste âmbito. Devido a limitações da amostra, do próprio inquérito e dos resultados obtidos que não demonstravam claras tendências, não se pode generalizar os dados alcançados e afirmar que os estudos teóricos não se confirmam na prática. Não obstante foi possível levantar a dúvida e propor outras formas de testar a eficácia das infografias, a fim de comprovar ou não aquilo que se afirma nos estudos consultados.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cristina Sá (Supervisor) |
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- Comunicação de ciência
- Visualização de informação
- Infografia
- Visualização de conhecimento
- Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas
O papel da infografia na compreensão da investigação e desenvolvimento
Ferreira, N. M. C. P. D. M. (Aluno). 2013
Tese do aluno