O papel das estruturas de Gestão Intermédia na inclusão dos alunos com NEE no ensino secundário

  • Cristina Maria da Rocha Matos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com a aplicação da Lei n.º 85/2009, de 27 de Agosto, a escolaridade obrigatória, em Portugal, passa de 9 para 12 anos. Esta lei aplica-se também aos alunos com NEE pelo que, no ano letivo de 2012/2013, as escolas secundárias terão estes alunos nas turmas de 10.º ano. O papel desempenhado pelas lideranças intermédias nas organizações escolares pode ser determinante no sucesso da inclusão de alunos com NEE no ensino secundário. Contudo, paralelamente, estas lideranças sentem fortemente o aparecimento de mais dois problemas suplementares: a constituição de mega agrupamentos e os exames nacionais. Foi neste quadro de redobrado complexidade que, com base num estudo descritivo, realizámos esta investigação num Agrupamento de Escolas do Distrito de Viseu que tem em funcionamento uma Unidade de Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita. Procurámos saber de que forma as estruturas de gestão intermédia, estão a preparar a chegada destes alunos ao ensino secundário e quais os constrangimentos e os fatores potenciadores de sucesso percecionados por estas estruturas de gestão intermédia. Entre os constrangimentos apontados pelas lideranças intermédias, destacamos a legislação, a falta de recursos materiais, financeiros e humanos, as mentalidades e a enorme dificuldade de trabalhar com os alunos com NEE em contexto de sala de aula. No respeitante aos fatores potenciadores de sucesso encontram-se, por exemplo, a existência da Unidade de Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita, as parcerias estabelecidas pelo agrupamento e o extraordinário envolvimento por parte da autarquia.
Data do prémioout. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSofia Campos (Supervisor) & João Esteves Salgueiro (Supervisor)

Keywords

  • Lideranças intermédias
  • Escolaridade obrigatória
  • Alunos com NEE
  • Inclusão

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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