O papel de um grupo de entre-ajuda no acompanhamento aos pais numa unidade de cuidados neonatais

• Andreia Filipa Martins Gonçalves Pinho (Aluno)

Sermos pais ou mães requer, na constituição de uma família, a uma adaptação no novo ciclo de vida. O papel parental emerge com o nascimento do primeiro filho, e vai sofrendo alterações à medida que a família vai crescendo em função de novos descendentes. O nascimento prematuro significa passar de maneira súbita de um ambiente aconchegante e seguro, o útero materno, para um outro extremamente agressivo e novo, o meio externo. De tal modo que muitos destes recém-nascidos iniciam as suas vidas numa Unidade de Neonatologia. O nascimento de crianças prematuras é um acontecimento que se tem tornado frequente nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2008), nascem anualmente no Mundo 13 milhões de prematuros. Sendo este um acontecimento inesperado mas ao mesmo tempo tão frequente nos últimos anos, é necessário intervir junto das famílias destas crianças, visto que, estas ultrapassam um momento de enorme ansiedade, medo, raiva e culpabilidade. Esta intervenção deve ser realizada durante o internamento da criança, como forma de ser possível uma melhor adaptação ao acontecimento. Com o objetivo de compreender a importância da implementação de um grupo de entre-ajuda para pais de bebés internados numa Unidade de Cuidados Neonatais, foram realizadas 5 entrevistas e recolhidos feedbacks pós sessões de grupo de 13 mães que participaram no grupo de entre-ajuda O processo de análise dos dados privilegiou a análise das descrições proporcionadas pelos entrevistados, valorizando os temas emergentes. Percebeu-se que os pais que participaram no grupo de entre-ajuda encontram vantagens na sua participação, descrevendo este grupo como um momento de partilha, aprendizagem e uma mais-valia numa Unidade de Cuidados Neonatais.
Data do prémiojul. 2012
SupervisorElisa Veiga (Supervisor)